quarta-feira, 18 de março de 2015

Embriologia


Fecundação

No ato sexual, o pênis ereto é introduzido na vagina e, com a ejaculação, os espermatozoides são liberados. Se deslocam auxiliados pelo movimento do flagelo e por contrações musculares da parede do útero e da tuba uterina, chegando atéo ovócito II. Apenas UM espermatozoide fecunda o ovócito II. A fecundação, portanto, ocorre na tuba uterina. 


Vamos falar sobre como OCORRE A FECUNDAÇÃO: Um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do peíodo menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero. Já na ausência de espermatozoide, a fecundação não ocorre, logo vem a menstruação. 

  • Tem situações em que mais de um óvulo é liberado e fertilizado, então ocorre a gestão múltipla, ou seja, gêmeos bivitelinos. E os gêmeos univitelinos são o resultado da separação de um único óvulo fecundando em duas células independentes.
Porém, esse assunto dos gêmeos vai ser aprofundado mais pra frente. Irá ter um post detalhado sobre os gêmeos e tudo relacionado. Só citamos aqui para uma base.

  • OBS: Quando um casal não consegue ter filhos, é importante buscar orientação médica sobre o que pode ser feito. Duas das técnicas possíveis são a inseminação artificial e a fertilização in vitro
Inseminação Artificial: O sêmen é coletado em condições especiais, geralmente em clínicas de fertilidade e introduzido no útero na época de ovulação, por meio de métodos especiais.
Fertilização in vitro: A mulher faz um tratamento que estimula a ovulação e na data prevista para a liberação de ovócitos II, essas células são coletadas por um procedimento médico especial e colocadas em cultura. Os espermatozoides são depositados no mesmo meio de cultura, visando à fecundação. Vários zigotos são formados e iniciam a divisão celular. Depois de determinado tempo, o embrião atinge o estágio adequado para ser implantado no útero materno.

Notícias interessantes:

Fontes: LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio; Bio : volume 2. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário