Fecundação
No ato sexual, o pênis ereto é introduzido na vagina e, com a ejaculação, os espermatozoides são liberados. Se deslocam auxiliados pelo movimento do flagelo e por contrações musculares da parede do útero e da tuba uterina, chegando atéo ovócito II. Apenas UM espermatozoide fecunda o ovócito II. A fecundação, portanto, ocorre na tuba uterina.
Vamos falar sobre como OCORRE A FECUNDAÇÃO: Um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do peíodo menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero. Já na ausência de espermatozoide, a fecundação não ocorre, logo vem a menstruação.
- Tem situações em que mais de um óvulo é liberado e fertilizado, então ocorre a gestão múltipla, ou seja, gêmeos bivitelinos. E os gêmeos univitelinos são o resultado da separação de um único óvulo fecundando em duas células independentes.
- OBS: Quando um casal não consegue ter filhos, é importante buscar orientação médica sobre o que pode ser feito. Duas das técnicas possíveis são a inseminação artificial e a fertilização in vitro.
Fertilização in vitro: A mulher faz um tratamento que estimula a ovulação e na data prevista para a liberação de ovócitos II, essas células são coletadas por um procedimento médico especial e colocadas em cultura. Os espermatozoides são depositados no mesmo meio de cultura, visando à fecundação. Vários zigotos são formados e iniciam a divisão celular. Depois de determinado tempo, o embrião atinge o estágio adequado para ser implantado no útero materno.
Notícias interessantes:
http://super.abril.com.br/saude/diferencas-inseminacao-artificial-fertilizacao-in-vitro-441060.shtml
Fontes: LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio; Bio : volume 2. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário