segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sexualidade


Bem, esse post é muito importante e requer muita atenção para levar pra vida toda. Envolve todo o conteúdo que estamos estudando agora. Foi tratado na sala de aula, e teve muitas dúvidas por parte dos alunos. Sinal de que nem todos estão informados o suficiente sobre tal assunto. Vou informar um pouco de cada coisa que relaciona a sexualidade. Porém, lembrem-se que informação nunca é demais.

Métodos Anticoncepcionais

Existem métodos reversíveis e métodos irreversíveis para se evitar a concepção. Reversível é o método que só evita a gestação enquanto estiver sendo utilizado, mas que permite o retorno à fecundidade quando se deixa de utilizá-lo; irreversível é aquele que, uma vez utilizado, faz acabar definitivamente a capacidade reprodutora. Lembrando que os citados são para evitar uma gestação, mas é DEFINITAVEMENTE IMPORTANTE os que previnem das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Logo mais, será postado sobre isso. 


Métodos reversíveis: Será postado os mais conhecidos. Mas é interessante que pesquisem sobre TODOS.

  1. Coito interrompido: Se o homem souber controlar o momento da ejaculação, pode remover o pênis da vagina pouco antes de ejacular. Logo, evita que os espermatozoides penetrem na vagina. Porém, tem seus riscos. Não é eficiente. 
  2. "Tabelinha": A mulher pode identificar a época de sua ovulação e, assim, adotar métodos para evitar a gravidez. Uma mulher com um ciclo de 28 dias, geralmente a ovulação ocorre por volta do 14º dia. Não é seguro, pois o ciclo da mulher pode ser irregular.
  3. Camisinha: Pode ser femina ou masculina. A camisinha é a mais conhecida, e previne tanto as DST, como uma gravidez indesejada. Mas como todos esses métodos, nenhum é 100% seguro. A mais utilizada é a masculina (Imagem representando utilização).
  4. Dispositivo intrauterino (DIU): Pode ser de plástico ou de metal, é aplicado no interior do útero. Esse dispositivo impede a fecundação e a implantação do óvulo. A eficiência é bem alta. Porém, pode fazer a menstruação ficar abundante e pode causar cólicas menstruais. 
  5. Anticoncepcionais hormonais: Podem agir impedindo a ovulação. São os mais eficientes métodos anticoncepcionais reversíveis. O mais conhecido é a pílula. Mas também tem o injetável. 

Métodos irreversíveis: Muitas vezes, as pessoas procuram um método que as torne definitivamente estéreis. Os mais comuns são a laqueadura e a vasectomia. 
  1. Laqueadura tubária: Um procedimento que faz um corte nas tubas uterinas. Com essainterrupção, não há mais passagem do óvulo, logo não ocorre o encontro com o espermatozoides. 
  2. Vasectomia: Cirurgia que secciona (cortar ou separar) o ducto deferente, interrompendo o caminho que seria percorrido pelos espermatozoides. Todos os detalhes do funcionamento do sistema genital masculino permanecem inalterados. 
Não podemos deixar passar um método de emergência: pílula do dua seguinte. Só deve ser tomada sob recomendação médica em situações especiais, após relação sexual sem a devida proteção anticoncepcional. Não deve ser usada com frequência. Essa pílula impede ou retarda a ovulação e, caso a ovulação tenha ocorrido, dificulta a chegada do espermatozoide até o ovócito, 

Fonte: LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio; Bio : volume 2. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário