Tipos de Ovos
Os óvulos dos animais são geralmente células grandes e imóveis, que contém em seu interior reserva de nutrientes para o desenvolvimento do embrião. Esses nutrientes compõem o vitelo. A quantidade e a localização do vitelo são variáveis nos diferentes óvulos. São classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo.
- Oligolécito ou Isolécito: Pouco vitelo, distribuido de forma homogênea (protocordados, invertebrados marinhos, como esponjas, corais e estrelas-do-mar).
- Heterolécito ou Mediolécito: Média quantidade de vitelo, distribuida de forma heterogênea. Sendo que, o polo com maior concentração de vitelo é denominado polo vegetativo. E com menor quantidade de vitelo é o polo animal (maioria dos moluscos, poliquetas e platelmintos).
- Megalécito ou Telolécito: Grande quantidade de vitelo (répteis, aves, vários peixes e alguns molucos e mamíferos ovíparos).
- Centrolécito: O vitelo ocupa a região central da célula (insetos e outros).
- Alécito ou Metalécito: Sem vitelo; Tem duas estruturas que nenhum outro tem. A zona pelúcida e a corona radiata. Tem a função de dificultar a penetração dos espermatozoides (mamíferos placentários).
Nenhum comentário:
Postar um comentário