segunda-feira, 20 de abril de 2015
Embriologia
Bem, estou aqui para passar uma informação muito interessante sobre esse assunto. Em sala de aula, depois de estudar todo o conteúdo de Embriologia, fizemos uma atividade para fixação do conteúdo. É um progama, mais específico, um software. Que aborda tudo que vimos até agora. Totalmente gratuíto.
https://biointerativas.wordpress.com/softwares/embriologia/
Embriologia
O assunto de Embriologia é bem extenso, tivemos que explicar outras coisas que envolvem o assunto. Mas vamos retomar...
Tipos de Ovos
Os óvulos dos animais são geralmente células grandes e imóveis, que contém em seu interior reserva de nutrientes para o desenvolvimento do embrião. Esses nutrientes compõem o vitelo. A quantidade e a localização do vitelo são variáveis nos diferentes óvulos. São classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo.
- Oligolécito ou Isolécito: Pouco vitelo, distribuido de forma homogênea (protocordados, invertebrados marinhos, como esponjas, corais e estrelas-do-mar).
- Heterolécito ou Mediolécito: Média quantidade de vitelo, distribuida de forma heterogênea. Sendo que, o polo com maior concentração de vitelo é denominado polo vegetativo. E com menor quantidade de vitelo é o polo animal (maioria dos moluscos, poliquetas e platelmintos).
- Megalécito ou Telolécito: Grande quantidade de vitelo (répteis, aves, vários peixes e alguns molucos e mamíferos ovíparos).
- Centrolécito: O vitelo ocupa a região central da célula (insetos e outros).
- Alécito ou Metalécito: Sem vitelo; Tem duas estruturas que nenhum outro tem. A zona pelúcida e a corona radiata. Tem a função de dificultar a penetração dos espermatozoides (mamíferos placentários).
Sexualidade
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Continuando o assunto, vamos falar hoje sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Se levantada a suspeita, o médico deve ser consultado imediatamente, pois só ele tem condições de realizar o diagnóstico e oferecer tratamento adequado. Vamos citar as mais comuns. Porém vou ressaltar duas que são de EXTREMA importância.
- Sífilis
- Gonorreia
- Cancro mole
- Linfogranuloma venéreo
- Condiloma acuminado
- Pediculose pubiana
- Tricomoníase
- AIDS: É considerada um dos maiores problemas da atualidade (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos, ou seja, diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusção de sangue. A Aids NÃO TEM CURA, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo,
- Herpes genital: Transmitida por vírus e que ataca a peles ou membranas mucosas dos genitais. Exitem dois tipos: O HSV-1 pode se espalhar da boca aosgenitais dirante o sexo oral. Já o HSV-2 é mais comum na vagina. Ainda não há cura para herpes genital, mas o tratamento pode ajudar a evitar a recorrência da doença e impedir que ela cause complicações mais graves e que se espalhe pelo corpo. A melhor forma de se previnir herpes genital e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é fazendo uso de preservativos durante atos sexuais.
Sexualidade
Bem, esse post é muito importante e requer muita atenção para levar pra vida toda. Envolve todo o conteúdo que estamos estudando agora. Foi tratado na sala de aula, e teve muitas dúvidas por parte dos alunos. Sinal de que nem todos estão informados o suficiente sobre tal assunto. Vou informar um pouco de cada coisa que relaciona a sexualidade. Porém, lembrem-se que informação nunca é demais.
Métodos Anticoncepcionais
Existem métodos reversíveis e métodos irreversíveis para se evitar a concepção. Reversível é o método que só evita a gestação enquanto estiver sendo utilizado, mas que permite o retorno à fecundidade quando se deixa de utilizá-lo; irreversível é aquele que, uma vez utilizado, faz acabar definitivamente a capacidade reprodutora. Lembrando que os citados são para evitar uma gestação, mas é DEFINITAVEMENTE IMPORTANTE os que previnem das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Logo mais, será postado sobre isso.
Métodos reversíveis: Será postado os mais conhecidos. Mas é interessante que pesquisem sobre TODOS.
- Coito interrompido: Se o homem souber controlar o momento da ejaculação, pode remover o pênis da vagina pouco antes de ejacular. Logo, evita que os espermatozoides penetrem na vagina. Porém, tem seus riscos. Não é eficiente.
- "Tabelinha": A mulher pode identificar a época de sua ovulação e, assim, adotar métodos para evitar a gravidez. Uma mulher com um ciclo de 28 dias, geralmente a ovulação ocorre por volta do 14º dia. Não é seguro, pois o ciclo da mulher pode ser irregular.
- Camisinha: Pode ser femina ou masculina. A camisinha é a mais conhecida, e previne tanto as DST, como uma gravidez indesejada. Mas como todos esses métodos, nenhum é 100% seguro. A mais utilizada é a masculina (Imagem representando utilização).
- Dispositivo intrauterino (DIU): Pode ser de plástico ou de metal, é aplicado no interior do útero. Esse dispositivo impede a fecundação e a implantação do óvulo. A eficiência é bem alta. Porém, pode fazer a menstruação ficar abundante e pode causar cólicas menstruais.
- Anticoncepcionais hormonais: Podem agir impedindo a ovulação. São os mais eficientes métodos anticoncepcionais reversíveis. O mais conhecido é a pílula. Mas também tem o injetável.
Métodos irreversíveis: Muitas vezes, as pessoas procuram um método que as torne definitivamente estéreis. Os mais comuns são a laqueadura e a vasectomia.
- Laqueadura tubária: Um procedimento que faz um corte nas tubas uterinas. Com essainterrupção, não há mais passagem do óvulo, logo não ocorre o encontro com o espermatozoides.
- Vasectomia: Cirurgia que secciona (cortar ou separar) o ducto deferente, interrompendo o caminho que seria percorrido pelos espermatozoides. Todos os detalhes do funcionamento do sistema genital masculino permanecem inalterados.
Fonte: LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio; Bio : volume 2. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Assinar:
Postagens (Atom)